Você já se perguntou o que os homens pensam a respeito da privacidade em um relacionamento?
Será elas gostam de ter privacidade? Será que nós gostamos de dar privacidade para nossas parceiras? Será que a privacidade traz algum tipo de problema para nós?
Se você já se fez alguma dessas perguntas, esse artigo é para você. Nele pretendo comentar um pouco a respeito da privacidade nos relacionamentos e como nós homens percebemos essa privacidade. Portanto, vamos dar inicio a essa reflexão.
1) Mas afinal, o que é privacidade?
A privacidade é um momento subjetivo, que geralmente ocorre quando a pessoa está sozinha. Significa ter a liberdade para desfrutar da sua própria individualidade, com suas próprias tarefas e próprios momentos, sem a interrupção do outro.
Significa ter a liberdade para realizar o que deseja, de uma forma prazerosa e solitária. Existem milhares de coisas que podem ser feitas no momento de privacidade, o principal é que sejam feitas sozinhas, sem a intromissão de outras pessoas.
2) Os homens pedem por privacidade
A privacidade para os homens é algo muito importante. Nos mais diversos aspectos de nossas vidas buscamos por privacidade e no relacionamento não é diferente. Por isso, quando nos relacionamos com mulheres que não sabem dar muita privacidade ou que precisam de muita atenção, geralmente sentimos certa dificuldade.
Nós buscamos a privacidade desde muito cedo, assim como buscamos por independência. Nós queremos a independência financeira, sair da casa de nossos pais e quando ainda moramos com eles, buscamos nossa privacidade através de nossos quartos, demonstrando o que é nosso do “nosso jeito” e, geralmente na adolescência, criamos conflitos quando há essa falta de privacidade em nossas casas.
Por isso, saber respeitar a privacidade do outro no relacionamento é muito importante, e da mesma forma que queremos ter privacidade, precisamos também dar privacidade ao outro. Isso nos leva ao próximo tópico.
3) Mas nem todos sabem como dar privacidade
Como foi comentado, nós queremos ter privacidade a todo custo, gostamos de conviver com nossos segredos e com momentos só para nós, mas ao mesmo tempo, nem todo homem sabe dar privacidade para a parceira, afinal, não é tão fácil assim dar essa privacidade.
As pessoas que geralmente precisam saber de tudo, que gostam de controlar as coisas (são conhecidas como controladores), geralmente também tendem a controlar as coisas no relacionamento, e quanto mais controladora for a pessoa, mais difícil será para ela dar privacidade ao parceiro, pois no momento de privacidade não sabemos o que o outro está fazendo e isso pode ser muito difícil para algumas pessoas.
Geralmente os homens sentem mais dificuldades em dar privacidade aos outros, mas existem também muitas mulheres com essa dificuldade.
4) A falta de privacidade pode trazer alguns conflitos no relacionamento
Relacionamentos nos quais não há privacidade comumente são relacionamentos conflituosos. Nesses relacionamentos normalmente há uma dificuldade por parte dos integrantes para saber o que é seu e o que é do outro, assim como, os integrantes acreditam que podem tudo na relação, pois não existe limites entre eles.
Essa relação fusionada pode transformar-se em patológica e problemática. Portanto, é preciso que existam algumas regras dentro do relacionamento, assim como é preciso aprender a separar o que é de cada um, respeitando a individualidade um do outro e as escolhas próprias dentro da relação. Somente assim a relação poderá ser saudável.
5) Para o homem, o que significa não ter privacidade?
Geralmente para o homem a privacidade significa liberdade. É a liberdade de realizar o que bem deseja, da forma como deseja. Portanto, não ter privacidade pode se tornar algo sufocante para os homens, fazendo com que se sintam aprisionados.
É por essa falta de privacidade em alguns relacionamentos que alguns homens acabam relacionando o relacionamento com uma prisão. Mas o problema não é o relacionamento em si, e sim, a falta de privacidade existente na relação.
Por esse motivo é imprescindível buscar a sua própria privacidade na relação, aprendendo a deixar que o outro também tenha a sua, fazendo com que a relação torne-se mais funcional e prazerosa.
3 comentários No O que os homens pensam sobre a privacidade no relacionamento
Situações relatadas pela Luciana, acima, trata-se de outro aspecto e comum em redes sociais: a Eterna Vontade de “conquistar” pessoas! Mesmo que namorem não perdem o “vicio” em ampliar contatinhos ou seguidores! Quanto a privacidade, ela é bem buscada pelos homens e como bem disse o texto: na casa dos pais já buscamos ter o nosso quarto e não é raro chavearmos a porta! Não foram poucas as vezes, em que minha irmã e até irmão quiseram ser radares: o toque na maçaneta por conta dela e a “batida” na veneziana por ele! Se não fechasse a veneziana, e a janela ser nivelada a altura dele até o pescoço, ele ia bisbilhotar e conversar na maior cara de pau!
Bom… o post é sobre privacidade, gostei do texto apesar de achar que privacidade ai da é um problema pra certas pessoas. Penso assim, o que eu não que o pra mim não desejo pro outro, isso de ficar bisbilhotsndo Whats, face, etc é estar procurando pra cabeça, uma relação que não está pautada e é baseada em confiança, já era pq por mais que o outro jegue ou mude, a pulga sempre ficará atrás da orelha, existem bilhões de pessoas no mundo e sempre haverá alguém legal pra nos fazer feliz, ficar com quem não se confia não vale a pena, o que vale é ser feliz.
Olá, estou tão aflita, que preciso de um conselho tbm e principalmente o que se passa na cabeça do meu namorado… Conheci meu namorado através do Badoo, ficamos conversando por 2 meses e só depois nos conhecemos, enfim estamos juntos aproximadamente 1 ano, e há 3 meses moramos juntos… Logo no início, descobri que ele ainda estava nesse site, inclusive visitava frequentemente, dei meu chilique e ele tirou… no início deste ano, vi umas msg no cel dele, e novamente ele tinha entrado em outro site, o Lovoo. Ameacei terminar e ele disse q entrou por causa de um colega do serviço, bla, bla, bla, e nada fiz… só que aí fuçando o celular dele, de novo vi que ele ativou uma conta antiga dele, que ele tinha antes de nos conhecermos, o Pof… Pra que, fiz o escarcéu, quis terminar, só que ele não, ficou me agarrando, me pedindo perdão, q seria a última vez…. E disse à ele que seria a última vez mesmo… E ele sempre é muito amoroso comigo, sempre diz que me ama, e acredito, de coração… Só que a última que descobri, é que ele quando me conheceu, estava namorando, e eu nunca imaginnei, pois desde que nos conhecemos ele vivia em casa, passava 2, 3 dias em casa, chegava a ficar 1 semana comigo… Mas ele namorava a quase 10 anos, e a noiva dele terminou pq viu umas msg que trocávamos, onde ele dizia que me amava… Ele ficou com as duas durante 5 meses, e eu nunca, nunca desconfiei…. e vcs acham que terminou… a última foi q fui olhar o whatsap dele de madrugada quando estava dormindo e tinha msg de uma menina…. A minha primeira reação foi bloquear e apagar a menina… Mas outro dia, de madrugada, estava com o whats dele ligado e logo apareceu outra… fingi que era ele e iniciei a conversa.. quando ela percebeu que não era ele , disse que era gay, mas lógico não acreditei… Mas disse que era amiga dele, faz 3 anos, que não era pra brigar com ele por causa dela, e ficamos falando dele durante 3 horas!! No dia seguinte peguei o celular na frente dele e comecei a fuçar, ele nem se importou, de certo essa amiguinha já tinha avisado o que houve…. não achei nada, nenhuma msg, mas aí tive que falar que agora era essa m… de whatsapp e ele se irritou e cancelou o whatsapp e até o telefone, não atende mais… parece que ele não tem coragem de bloquear a pessoa, aí prefere fazer isso…
Enfim, o que eu faço com ele… será que é do instinto dele ser assim… será que realmente ele vai mudar, eu não sei se devo apostar mais nessa relação, pq fora esse problema dele, ele é maravilhoso, nos damos super bem, ele é super meigo e carinhoso, apesar de ser um pouco mimado pela mãe… enfim, preciso realmente de um conselho, me ajudem!!!!