Por que meu namorado pergunta do ex?

Uma amiga me fez essa pergunta recentemente e me fez refletir muito. Eu não tinha pensado sobre o assunto e quando ela me perguntou, eu realmente quis muito saber a resposta, até mesmo para ajudá-la e para entender o porquê de perguntarmos sobre os ex-parceiros de nossas namoradas.

Depois de pensar muito sobre o assunto e me colocar no lugar do namorado dela, consegui chegar a algumas conclusões. Também pensei em alguns problemas que podem ocorrer com essa insegurança do parceiro.

Então, vamos lá:

1) O seu “ex” é visto como um inimigo

Para muitos de nós, o ex-namorado de uma parceira é visto como um inimigo, como alguém que devemos ter ódio (e temos), sendo visto também como um concorrente. Então, quanto nós perguntamos sobre o seu “ex” na verdade estamos demonstrando alguns medos nossos.

Por exemplo, algum homem tem medo de sua namorada ainda gostar do seu “ex” e por isso pergunta como era a relação antes e etc., demonstrando grandes curiosidades a respeito dela. Isso pode ser comprovado pelo motivo de alguns homens ficarem “felizes” em saber que a relação era ruim, afinal, se era ruim então você não vai querer voltar para ele.

2) Ele também é visto como um “concorrente”

Além de percebermos o “ex” como um inimigo, em alguns casos, nós o vemos como um concorrente direto (e forte), afinal, já sabemos que você teve (ou tem) algum interesse nele, e esse interesse pode ou não continuar existindo.

Por mais que a mulher saiba que não existe possibilidade de voltar ou de ficar com o ex novamente, alguns homens podem sentir que, como já ocorreu algo entre vocês, é mais fácil ocorrer novamente, afinal, vocês já se conhecem, tiveram sentimentos fortes, uma história e assim por diante.

Então, a certeza do interesse por ele (que pode existir ou não), assim como o fato de poder ser mais fácil se comunicar e ficar com ele, faz com que alguns homens entendam que o “ex” da parceira é um grande concorrente e inimigo.

3) O medo de não agradar o suficiente

Em alguns casos, é comum que os homens se comparem com o ex da parceira, chegando a competir com ele, para ser melhor, para agradar mais e assim por diante. Essa competição pode ser a resposta para a pergunta que intitula esse texto.

A curiosidade sobre o “ex” pode ocorrer então quando o seu namorado quer ser melhor do que ele, como se assim você fosse gostar mais dele e esquecer o ex.

Por esse motivo é que alguns homens perguntam como era o relacionamento, o que vocês faziam, quais presentes você já ganhou dele e até mesmo algumas questões de cunho sexual.

4) Seu namorado quer saber se você ainda gosta do seu “ex”

Nós geralmente criamos algumas fantasias sobre a vida de nossas parceiras, como foram seus amores e como foi a vida dela até o ponto em que ela nos conheceu. Isso é algo muito comum e ocorre tanto nos homens quanto nas mulheres.

Em alguns casos, principalmente no início de um relacionamento, alguns homens podem achar que suas parceiras ainda sentem algo pelo ex-namorado.

Então, para ter certeza de que isso não está ocorrendo, é possível que esses homens comecem a fazer algumas perguntas sobre o seu “ex”, seja para ouvir coisas ruins a respeito dele ou para descobrir como você se sente a respeito dele.

O interessante é tentar entender os motivos dessa pergunta e deixar claro que o “ex” está no passado, e que você está focando em sua vida atual, com seu atual parceiro. É muito provável que assim as dúvidas em relação ao seu “ex” desapareçam.

5) Você pode estar falando muito sobre seu “ex”

Eu cheguei a essa conclusão após conversar sobre o relacionamento de minha amiga citada no início do texto. Nós chegamos a conclusão de que o namorado dela estava questionamento sobre o ex-namorado porque ela estava falando muito sobre ele.

Ela falava sobre ele por um acontecimento recente, onde o ex-namorado dela ganhou um determinado prêmio, e o assunto do “ex” acabou sendo algo frequente. Por exemplo, quando ela encontrava com algum conhecido, eles conversavam, “você viu que fulano ganhou o prêmio”, “fiquei feliz em saber do prêmio que fulano ganhou” e assim por diante.  Tudo isso, na frente do atual namorado.

O fato de ela conversar sobre o “ex” com os outros, fez com que o namorado começasse a ter dúvidas quanto ao relacionamento anterior dela, fazendo diversos tipos de questões sobre ele.

Ou seja, mesmo que ela não tenha conversado com os outros sobre a relação dela ou sobre o “ex”, apenas o fato de falar o nome dele já fez com que o namorado dela criasse algumas dúvidas sobre ele, querendo entender melhor a relação dela com ele.

6) Simples curiosidade ou para te conhecer melhor

É natural que casais conversem sobre o passado e comentem tudo com o outro. Então, ele quer saber do seu, assim como você deve querer saber do dele. Simples assim.

O que achou do artigo?

comentários

Graduando em Psicologia Clínica. Interessado em desvendar os mistérios da natureza humana e na subjetividade das experiências. Sintetiza, aprende e produz conhecimento. Escreve artigos para a internet nas horas vagas

10 comentários No Por que meu namorado pergunta do ex?

  • Meninas parem de falar no ex de vcs, de dizer o quanto seu ex era ou é bom, parem de ficar tocando no ex de vcs, isso é muito chato. Se o cara já foi passado pra que trazer pro presente?

  • na sua cabeça doente, a mulher tem que ter ficado te esperando, mesmo sem saber que você existe? Boa sorte na vida

  • Esse é o preço de ter tido uma vida sexual antes do casamento. O Homem quando ama quer uma mulher só dele, diferente da mulher que se apaixona em qualquer pica…

  • De momento estou solteira e numa fase reflexiva. Obrigada pelo artigo, gostei de ler. Deixo uma pergunta
    Nos últimos anos não tenho tido um relacionamento prolongado. Tenho conhecido muitas pessoas com quem acabo por me relacionar e não ter nada sério. Se me apaixonar de novo, como devo dialogar sobre isso com o meu namorado? Contar lhe as minha experiências? De que forma? Isso não fará com que ele fique inseguro? Todas as pessoas com quem me envolvi serão concorrentes? Será que os concorrentes não deveriam ser todas as pessoas que eu não conheci até então e por quem me poderei apaixonar?

  • Bom dia!
    Tenho um noivo e ele me faz varias perguntas sobre meu antigo relacionamento, diz que não passo confiança p ele. Só que não tem um dia que não o deseje mais e mais. Queria saber como parar com isso. Ele não suporta o fato de eu ter tido um passado.

  • Meu namorado não suporta a ideia de eu ter tido um relacionamento afetivo com outra pessoa e ter feito as mesmas coisas que eu faço com ele com outro. Ele já me disse claramente que é inseguro sobre isso. E realmente fica muito bravo, como se eu tivesse cometido um crime. Eu amo tanto ele, tenho medo que isso acabe com a essência de tudo…

  • Meu noivo não quer mais que eu use nada que tenha usado com meu ex namorado , nem mesmo calcinhas fio dental pq eu usava com o outro ( sendo que agora são calcinhas diferentes ). Não estou aguentando mais , o que faço ?? Toda hora fica perguntando e isso é chato pra mim eu sinceramente não aguento mais …

  • Eu não aguento mais o meu namorado ficar perguntando sobre meu ex, por favor me ajudem.

  • só queria que meu amado namorado Douglas parece de ser um tanto inseguro pois eu amo ele e por isso quero só ele

  • Alcineia Vieira da silva

    Bom dia ,gostaria de tirar dúvida meu namorado na hora do sexo faz perguntas sobre os ex.como fazia amor comigo que tamanho era o pênis,porque ele me pergunta isso

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.