Por que enquanto a maioria das mulheres sonha em se casar, a maioria dos homens pensa em casamento como uma prisão, algo horrível? O que isso significa? A impressão que eu tenho é que a maioria das pessoas (considerando-se homens e mulheres) acha que os homens são superiores às mulheres, e que por isso eles se sentem tão contrariados em se casarem, enquanto as mulheres sonham com isso.
Isso tem muito da questão cultural. E vou até ignorar essa tecla de superioridade que você falou, pois é piada. Confesso que ri quando li. Absolutamente nada tem a ver com o caso.
O fato é que as mulheres são – ou eram – criadas para serem românticas e formarem uma família. As princesas da Disney têm como único objetivo casar com um príncipe encantado, os brinquedos são casinhas e bonecas de bebês e tudo leva a formar uma família. Também, grande parte das mulheres são românticas e quando encontram um homem pelo qual elas se apaixonam, querem passar o resto da vida apenas com ele. Não sentem a necessidade de outros.
O casamento é uma data especial para a noiva, principalmente. É a noite dela. É a mulher quem tem todos os holofotes, o vestido, as amigas invejam, etc. Quando joga o buquê, todas querem pegar para ser a próxima.
Já os homens são criados para serem exploradores, bombeiros, astronautas ou atletas. E quando crescemos, aprendemos que aquele que não consegue conquistar várias mulheres é um fracassado.
Além de tudo isso, vem o medo de sentir vontade de sair com outras. Quem sabe se amanhã iremos desejar alguém mais? Homem é bem visual. E se quiser e não puder? Rola esse medo.
Também tem o receio de perder as saídas com amigos, a cerveja no bar, o futebol do fim de semana, os jogos online de videogame, etc. As mulheres tendem a desejar fazer todos os programas com seu amado, os homens sentem extrema falta dos amigos.
Com tudo isso, acaba ficando na cabeça que o casamento têm vários fatores negativos.
Mas além de tudo, existe o lado da brincadeira, da chacota. Homens jogarem um “buquê” e os amigos saírem correndo é brincadeira. Homem falar que vai fugir do casamento até a morte é brincadeira. Eu e meus amigos sempre brincamos assim e vários deles já são casados com menos de 30 anos e outros são noivos.
Muitos homens querem casar sim e nem toda mulher quer, mas acredito que você esteja mais focada na mídia ou nas brincadeiras que na realidade.
4 comentários No Por que as mulheres sonham em casar, mas os homens não?
El Pensador
Estou em família, mulher e filha a sete anos. Ontem, meu aniversário, 22:30 rolou essa conversa pela centésima vez. Ela quer casar e eu pergunto: em que isso vai melhorar nossa vida? Moro atualmente em outro estado, mas não me vejo vivendo nele por mais muito tempo. Ela é do local e não se vê fora dele. No começo até disse que iria embora comigo, mas agora tudo mudou. Perguntei a ela: você vai embora comigo? E ela ficou em silêncio. Ou seja já tenho a resposta. Então lhe perguntei: Para que quer casar se não vai me acompanhar? Aí rola um DR infinita e improdutiva que azedou tudo. Sabe o argumento de reclamação: poxa quando vou preencher um formulário me sinto humilhada para responder o estado civil. Pior que ela já foi casada, tudo nos conformes. Então ontem eu lhe disse: Então, já fez tudo isso e o que resolveu? Antes de estarmos juntos e grávidos eu vivia em um bairro. Uma gravidez problemática nos forçou a morar perto dos pais dela e a 40 km do meu trabalho. 4 anos de desgaste, levantando cedo, dormindo tarde, enterrada na casa dos pais por N motivos. Por fim a um ano mudamos de bairro e estou mais próximo do trabalho. Por motivos de saúde ela trabalhou por dois anos e está afastada até hoje. Agora vai voltar a trabalhar e quer ficar perto da mãe de novo, para deixar nossa filha. Na boa, não quer viver com as próprias pernas. Gasta mais do que ganha e quer ter um padrão de vida que o pai dela tem depois de uma vida inteira de trabalho. Só eu tenho que ceder? Penso em terminar tudo agora pois isso não vai durar muito tempo.
Olá,
Preciso da sua ajuda rs
Então, conheço um homem há dois anos. Ele sempre pediu para sair e namorar comigo, mas nunca aceitei nenhum dos dois. Mesmo assim, ele continuou insistindo. Daí, de uns tempos pra cá, eu comecei a gostar dele e resolvi arriscar, dar uma chance. Ele disse que quer algo sério e me chamou para sair. Enquanto o dia não chega, me mandou msg dois dias…super carinhoso. Mas fica dias sem falar, sem nem mandar uma msg.
Sinto que ele me trata como “opção” e não quero ser um passa tempo para ele. Como digo isso a ele? Que não quero brincadeira? Mas, sem parecer cobrança.
Obrigada
* Mas eu entendi o seu post, ok? Como solteira, tudo bem, sou compreensiva. Só que se eu estivesse noiva do cara, eu acharia revoltante ele ficar insinuando que odeia a ideia de casamento… Se não quer casar, se acha isso horrível, não case e pronto: seja coerente…
Que bom que vc riu quando leu sobre a “superioridade”. Isso me deixou mais aliviada… Sobre as “brincadeiras” de dizer que vão fugir do casamento até a morte, eu não consigo encarar isso na esportiva! Se eu estivesse noiva de um cara e ele fizesse esse tipo de “brincadeira”, eu diria pra ele: — Quer saber, já que vc acha essa ideia de casar tão insuportável, eu não vou tentar te convencer disso! Iria embora e nunca mais falaria com ele — a não ser como amiga, talvez, mas nunca mais ficaria com ele. Não consigo encarar essas brincadeiras como algo aceitável; pra mim sempre soam como ofensa…