Relacionamento aberto (o que significa, dicas, etc.)

Ainda não entendeu o que é um relacionamento aberto? Nesse artigo vamos te explicar detalhadamente o que significa!

Com a grande evolução vivida hoje em dia, seria praticamente impossível deixar o mundo dos relacionamentos de fora, e com isso surgiu uma nova modalidade, levando em consideração o fato de agora ser explícita, conhecida como relacionamento aberto, onde as pessoas envolvidas neste relacionamento tem a possibilidade de não mais ter que se restringir a ficar somente com algum parceiro fixo, e poder estender o relacionamento a quantidades de pessoas que vão além disso, com mais de duas ou até mesmo mais de três pessoas em um único relacionamento.

O conceito de relacionamento aberto divide muitas opiniões, mas como em qualquer outro tipo de assunto que envolve a escolha pessoal o que temos a dizer é que todo mundo é livre para escolher o que desejar e julgar ser o melhor para si, e se uma pessoa deseja conviver com mais de apenas um parceiro em um relacionamento deve ser respeitada da mesma forma que alguém que opta por ter apenas um parceiro, sem falar que não é uma tarefa tão simples e o indivíduo precisa, como diz aquele ditado popular, se virar em dois ao mesmo tempo.

No material de hoje vamos conversar um pouco sobre o que seria de fato o conceito de relacionamento aberto, o que ele significa para os parceiros, dicas especiais de como manter um relacionamento aberto de sucesso e compreender se de fato você tem ou não estrutura suficiente para lidar com este tipo de relacionamento. Quer saber tudo sobre? Vamos lá!

mda banner 2

relacionamento aberto

O que é um relacionamento aberto?

O conceito de relacionamento aberto engloba uma relação onde os parceiros envolvidos entram em acordo quanto ao tipo de relacionamento, classificando ele em forma de não-monogamia, ou seja, não apenas duas pessoas envolvidas onde um parceiro está estritamente comprometido com o outro, mas pode ter relações com terceiros sem que isso seja considerado uma forma de traição. Assim, a relação íntima ou romântica com outras pessoas é aceita e permitida, sendo tolerada e vista como algo normal.

Daria certo para você?

Mas, é preciso ter certeza, antes de se aventurar em uma experiência como essa, se você tem condições suficientes de lidar com este tipo de realidade, caso você perceba que não irá conseguir dar atenção, estar presente e ser uma companheira de qualidade para mais de um parceiro é bom não investir neste tipo de relacionamento.

Se comprovar que não dá certo para você, é melhor não arriscar e ter apenas uma vivência muito ruim a respeito.

Por isso, tenha consciência da sua capacidade de desenvolver um relacionamento aberto e aí então passar a lidar com esta realidade será uma tarefa menos complicada, seguindo nosso passo a passo.

Como lidar com um relacionamento aberto

Chegou o momento de descobrir quais as melhores formas de lidar com um relacionamento aberto a fim de que ele tenha o maior êxito possível, bastando apenas prestar atenção às nossas dicas que iremos lhe dar agora, onde, por meio delas, você irá conseguir deixar seus parceiros felizes e satisfeitos em ter você ao lado deles.

Tipos de relacionamentos abertos

Primeiro de tudo, é bom conhecer e aprender a reconhecer quais os tipos de relacionamento aberto que existem e qual você irá escolher para seguir.

Em geral, existem duas formas de relacionamento aberto bem conhecidas, sendo elas a relação com múltiplos parceiros, sendo todos os parceiros importantes de igual modo, mas onde as relações sexuais ocorrem de forma separada em casais.

Há ainda o relacionamento híbrido, quando um parceiro, digamos que, é mais privilegiado que o outro, sendo um parceiro fixo e o outro não, desta forma estando um monogâmico e o outro não.

Mesmo que estas formas de relacionamento aberto sejam as mais conhecidas e utilizadas hoje em dia, há ainda uma terceira forma pouco difundida, mas que algumas pessoas gostam de trabalhar, o conhecido Swinging, onde os parceiros não são monogâmicos e podem fazer relações sexuais em grupo da melhor forma que acharem.

Dicas para manter um relacionamento aberto

relacionamento aberto

Depois de conhecer e segmentar a forma de relacionamento que irá adotar, iremos agora para as dicas de como manter um relacionamento aberto com sucesso!

Sem segredos

Primeiro, você deve nunca ter segredos com seu parceiro, evitando ao máximo esconder do seu parceiro fixo, ou de qualquer um dos envolvidos, que você se envolve com outra pessoa além daquela.

Em um relacionamento aberto todos devem estar cientes do que de fato ocorre, se apenas você tem ciência dos acontecimentos não é um relacionamento aberto, e sim um relacionamento fechado com traição que pode acabar bem mal.

Quanto a temática de não ter segredos, o ideal é evitar falar de um pro outro, mas apenas deixa claro que ambos existem.

Evite a competitividade

Levando em consideração o que já foi dito anteriormente, evite ficar falando de um dos parceiros para o outro, comparando-os, e assim deixe de lado o espírito de competitividade entre eles, pois isso pode tornar a relação maçante e assim fazer com que um dos seus parceiros desista de investir em você, sendo necessário manter a discrição quanto à isso.

Cuidados com a saúde

Outra dica super importante para quem vive em um relacionamento aberto é sempre cuidar da saúde sexual, uma vez que quantos mais parceiros você tiver, mais sujeito a infecções sexuais ou ainda doenças sexualmente transmissíveis você se encontra, por isso sempre lembre de usar a camisinha nas relações, sendo algo primordial e nunca dispensável, não apenas como método contraceptivo, mas ainda como forma de cuidar da sua saúde e evitar o pior

Programação é essencial

Você deve ainda ser uma pessoa organizada e manter uma agenda bem estruturada sobre os encontros com seus parceiros, afinal de contas todos eles merecem atenção devida e você deve demonstrar que gosta de todos ou igualmente ou ainda o suficiente para se manter por perto, e para fazer com que eles se sintam valorizados é preciso se programar para conseguir dar atenção suficiente a todos.

Você pode ainda ter um relacionamento fixo

No entanto, mesmo com um relacionamento aberto você pode ainda ter um parceiro fixo, como já dito anteriormente nos tipos de relacionamentos abertos que você pode optar, sendo assim você pode continuar com seu parceiro fixo, dar máxima atenção a ele e manter alguma forma de relacionamento mais superficial com terceiros, mas sempre lembrando de deixar claro para seu parceiro fixo de que isso acontece, caso contrário se configurará como traição.

Caso decida tentar ter um relacionamento assim, siga essas dicas:

 

Pra gente aqui da equipe não funcionaria. E pra você? Deixe a sua opinião aqui nos comentários.

Veja também:

Como ter uma amizade colorida (P.A.) sem problemas?

Amizade Colorida

O que achou do artigo?

comentários

Este artigo foi escrito por um dos nossos especialistas.

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.