Separação ou desentendimento?

Boa tarde,

Estou num dilema! Fui casada há 6 anos (união estável) e tivemos um filho. Sempre nos demos bem, porém eu sempre fui muito insegura quanto ao meu relacionamento. Dessa insegurança surgiam os nossos conflitos, porque eu achava q ele estava me traindo. Essa sombra me perseguia o tempo todo. Com o tempo a relação acabou se desgastando e em fev/10 acabei saindo de casa e indo para a casa do meu pai com meu filho, pois ele fazia pressão psicológica de que queria q eu fosse embora.

Sofri muito, pois ele me rejeitava. Falava que estávamos separados desde nov/09 (sendo q só ele sabia disso) ,não vinha pra casa e acabava dormindo no carro num estacionamento q ele pagava. Descobri também que ele acabou se encantando com uma menina, do bico onde ele trabalha que é bem mais nova que ele ( ele é 16 anos mais velho que eu – eu tenho 24, me falaram que a menina parecia ter uns 20 anos), mas jurou de pés juntos que ele não estava procurando ninguém, que na verdade foi ela que o achou. Não sei se tiveram alguma coisa, pois antes do que ele esperava, quase foi mandado embora e eu acabei saindo de casa, ou seja, ficou sem a fortaleza dele e sem o filho.

Ele sempre me falou que nunca soube viver sem mim e que tinha que aprender, tinha admiração por mim, que era meu fã (o que isso quer dizer? )Pois bem, o tempo passou, as ofensas acabaram, eu falei toda a verdade para ele e falo que com certeza acabei com ele como homem e acabei superando todo o sofrimento. Ele, por outro lado, voltou a me procurar, a dar satisfações da vida dele a querer chamar a minha atenção de novo, mas em nenhum momento me pediu desculpas ou disse que me queria de volta. Percebi que se eu não ligo para ele, ele me liga com a desculpa de querer falar com nosso filho, e se eu ligo pra ele, ele acaba nem perguntando pelo filho. E mais uma coisa, montamos um negócio juntos, de artesanato, porém,  quando saí de casa não peguei nada, somente as minhas coisas.

mda banner 2

Depois de quase um mês fora de casa, que foi quando ele voltou a participar mais da minha vida, ele trouxe tudo o que tinha lá para eu fazer (admitiu não ter tempo pra cuidar de casa, trabalhar e ainda fazer as peças), isso foi uma forma de se reaproximar de mim? Gostaria de entender esse modo de agir dele. Até agora ele não oficializou a pensão para sair do holerite dele (ele que deposita na minha conta no começo do mês). Será que a minha relação acabou mesmo, ou foi somente uma crise por qual passamos devido a um stress causado pela falta de dinheiro, um trabalho estressante e eu pegando no pé dele? Depois desse tempo todo percebi que o amo de verdade e por mais que ele não fale nada, eu vejo nos olhos dele o mesmo, está tentando ganhar terreno de novo para aí sim investir, está esperando o tempo passar para cair no esquecimento tudo o que aconteceu e voltar? Ou ele só está querendo a minha amizade (se é que podemos chamar assim). O que faço?


Olá J.,

Quantas perguntas hein! Percebo que a relação de vocês está, metade acabada por um lado e , metade inacabada por outro . Não houve mesmo uma conversa definitiva onde os papéis foram bem definidos a ponto de cada um seguir seu caminho. Separação implica também em uma seperação de histórias, de vidas e se isso não está bem resolvido, ficam muitas dúvidas e por receio de se expor demais, as pessoas deixam de esclarecer certas coisas e ficam muito no “achismo”. “Eu acho que ele ainda gosta de mim”, ou “Eu acho que ele me ama, mas será que a gente dá certo?”.

Você comentou algo que deve prestar atenção. Se depois desse tempo você disse que o ama verdadeiramente e que sente que há uma possibilidade de reconciliação, por que não tentar? Estamos sujeitos a crises por vários motivos, seja por desencontro de opiniões, ciúmes, falta de tempo, mas estas coisas servem justamente como elementos que nos enriquecem para um amadurecimento maior e para que a relação não se desgaste, mas encontre um outro meio de ser vivida, de uma maneira que respeite a individualidade de cada um.

Eu vejo que se há uma aposta que dê certo, há carinho e respeito e saudade, é hora de deixar de lado orgulhos e pensamentos individuais e tentar algo, tentar porque é sempre uma aposta, até mesmo para descobrir o que realmente acontece e impedir que dúvidas vão surgindo e a vida passando sem ser vivida.  Se você enxerga algo bom nos olhos dele, se ele disse que é seu fã o que será que isso significa? Você seria fã de uma pessoa que você não gosta ou não admira ou de uma pessoa que não tem nada de bom? Talvez esteja ai a resposta para algumas de suas perguntas. Assim como uma relação é algo que acontece a dois, saber se ela acabou é algo que tem que ser pensado e conhecido a dois, para que ambos tenham os pés no chão e não se iludam ou para que ambos percebam que outros fatores interferiram e que na verdade há um gostar e um querer estar perto.

Até mais!!

Márcio Oliveira

[email protected]
Meu
Blog: As Palavras

Tem pressa para receber sua resposta? Deseja
atendimento personalizado e ao vivo? Assine um Plano VIP.

Perfil do orkut (recém criado): http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=6153601257327704676

Siga o Cérebro Masculino no twitter: http://twitter.com/CerebroMasc e
saiba instantaneamente quando o blog é atualizado.

Psicólogo, consultor de relacionamentos e quase Mestre pela USP-SP. Meio NERD, completo romântico, mas não abre mão de um intenso beijo na boca e um alinhamento entre coração, corpo e mente.

3 comentários No Separação ou desentendimento?

  • Olha amiga…o que te digo é de coração e espero que preste bastante atenção!!!

    Nos dias de hoje a maior dificuldade que temos é talvez encontrar alguém com que tenhamos afinidades a ponto de estabelecer uma união, de forma que ao encontrá-la e efetivarmos tal parceria que em tese deveria ser para a vida toda, deveriamos fazer de tudo para consolidá-la a cada dia e não ficarmos encontrando impecilhos para prosseguirmos no nosso relacionamento de maneira feliz….sinceramente ao meu entendimento, vc está sendo vítima hoje de uma situação que vc mesma criou, que quer pegar galinha não fala xô!!!!…. se há ainda amor pelo seu parceiro e pelo que entendi os desentendimentos começaram por uma desconfiança que levou ap esfriamento da relação, e que por fim trouxe uma terceira pessoa a suas vidas….posso dizer que vivo uma situação muito semelhante …sou casado a 16 anos anos, temos um casal de filhos lindissimos….sou moralmente assediado pela minha mulher e porque não dizer sofro bullying dentro de casa!!!!Ela por sua vez passa o tempo todo a reclamar de tudo, do gato do cachorro do papagaio, sobre os mais diversos pretextos, o que está acabando comigo e com o meu amor por ela…insisto em nosso relacionamento e pra te dizer a verdade só estou com ela porque ainda a amo, mas temos que apareça uma terceira pessoa que me mostre um pouco de carinho de parceria de compreensão ….Bom estamos aqui para falar do seu problema, o que quero dizer é para não ficar achando pelo em ovo senão seu parceiro põe a violinha dentro do saco e cai no mundo de vez …se realmente se amam, sentem coloquem “os pingos nos is” e sejam felizes ….se não fo possível desta maneira, lembre-se daquele ditado: a fila anda….. boa sorte

  • Olá J.
    Uma coisa que aprendi é que nós “as mulheres” ouvimos o que os homens dizem e tentamos interpretar, erramos pois os homens são diferentes de nós, eles apenas dizem, simples assim. É como o Márcio falou, se seu marido disse que é seu fã, somos fãs de quem admiramos, gostamos, seguimos, queremos, etc. E isso de achar que o outro está “traindo” sem provas é procurar sofrimento onde não existe, devemos aprender a ser mais objetivas, se tiver provas cobre explicações, se não para que por na cabeça do seu esposo essa possibilidade. Se você mesmo disse que o ama, que tal conversarem melhor sobre isso?
    Eu espero que tudo volte a ser como no inicio para vocês três.
    E se tudo se resolver manda um recadinho pra nós dizendo que o “amor venceu” tá.
    beijuss

  • Bom, para relacionamentos longos eu não tenho nenhuma experiência para poder opinar, mas se vocês se gostam, pq não tentar?

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.

Site Footer