Término de relacionamento: o fim ou um recomeço?

Até no deserto chove... Foto: Phillip Capper

Vou direto ao ponto: a grande maioria dos seus relacionamentos vai fracassar, isso é fato.  Você vai quebrar a cara, provavelmente será traído um dia, levará um pé bem no meio da bunda quando menos espera ou será trocada pela secretária 20 anos mais nova. É triste, mas é verdade.

Em primeiro lugar, saiba que existem pessoas que vem para ficar e pessoas que vem por um motivo. Esse motivo geralmente é dar o que você precisa, seja companhia, ajuda ou quando ela partir terá sua chance de amadurecer.

Depois,  fracassar nunca é uma coisa feliz. Independente dos motivos, quando isso é em um relacionamento, menos ainda.  No entanto, você pode encará-lo de diversas maneiras. Vou citar quatro.

mda banner 2

1- Desesperar-se e achar que sua vida acabou

Se você ao menos gostava do seu parceiro, você ficará triste. Não adianta fingir que não, que você é uma pessoa fria, insensível, que não está nem aí (aliás, TODOS perceberão a sua dor, não adianta esconder), porque vai fazer papel de idiota. Como assim de idiota? Ué, se não gostava da pessoa, por que continuava o relacionamento?

Ficar triste, chorar, ficar “de luto”, dizer que nunca mais vai se apaixonar (o que é semelhante a dizer que nunca mais vai beber, ao acordar ressacado depois de um porre daqueles) é mais que normal. Na verdade, é até saudável botar todo o sentimento para fora. Mas você precisa saber que, e isso pode parecer clichê, mas se não deu certo, não era pra ser.

“Ah, mas ele era o amor da minha vida”, você pode dizer. Não, ele não era. Se fosse, não teria te traído, terminado o relacionamento ou teria te perdoado, caso seja você quem tenha feito algo. Resumindo, se fosse, não teria acabado. Se acabou, não era pra sempre. Muitos dizem “eu nunca vou achar alguém igual a ele”, e sinceramente, eu espero que nunca encontre mesmo. Se você se machucou, tomara que nunca mais ninguém te faça sofrer assim.

Entenda uma coisa, nada que é eterno termina. Se terminou, não era eterno.

E se achar que não aguentará a dor, saiba que Deus nunca te coloca em uma situação que você não poderá suportar. Lembre-se disso.

Então fique triste, chore, desabafe, mas quando a “tempestade” passar, siga sua vida. Afinal, não adianta chorar pelo leite derramado. Bem, pelo menos não por muito tempo!

2-  Ir pra night encher a cara e “baratinar”

*Quem não sabe o que é baratinar, assista isso: http://www.youtube.com/watch?v=z99w0vHCWZA    Mas aviso logo, cenas fortes! haha

Piadas a parte (desculpem, tive que fazer essa),  isso é o que os homens sempre fizeram e as mulheres “maria vai com as outras”  gostaram e passaram a fazer.  Conversa entre amigas:

Amiga 1: “Amigaa, preciso ir beber e ir pra balada.”

Amiga 2:  “Por que, o que houve?”

Amiga 1: “Acabei o namoro! Aquele fdp me deu um fora”.

Amiga 2: “Vamos nessa!! Hoje tomamos todas e você fica com um gato mil vezes melhor que teu ex”.

Divirta-se com amigas. Fonte: Inmagine Royaty Free

É familiar? Já viu isso em algum lugar?  Bem, tá certo, você preferiu não fazer a opção 1 e foi pra balada. Encheu a cara, ficou ultra sensível, seus sentimentos vieram a flor da pele e:  1- você ligou ou enviou sms pro ex chamando-o de tudo, menos de bonito; 2- ficou com outro.

Isso realmente resolve muita coisa, né? Seu sentimento vai desaparecer na boca do próximo. Na verdade, é o novo método de exorcismo de ex, você beija um, e todo o sentimento é passado pra ele.  Ironias de lado, o que acontece quando você chega em casa, ou quando acorda no outro dia? Além da ressaca normal, existe a moral. Você vai se sentir um lixo e ficar mais triste ainda com o fim. Além de ter se usado como se fosse lixo, usado um terceiro (o carinha da night, que podia ser uma pessoa boa, correta, ter se interessado e será descartado) para fazer mal a outra pessoa que você gosta muito. Nossa, pessoa muito legal você deve ser, hein? Depois me liga que quero ser teu amigo.

Opção descartada.

Obs1: O mesmo vale para ir para festas que acha que ele estará.

Obs2: não esqueçamos das milhares de frases e pensamentos em redes sociais dizendo que agora você está bem;  o que passou já era; que quem perdeu não foi você; que nunca esteve tão feliz, etc.

3- Tentar substituir o ex por outro

Essa também é uma das favoritas das pessoas imaturas e fracas. Se você faz isso, desculpe-me, mas você é imatura e fraca. Ao contrário do que muitos dizem, não adianta, não vai conseguir substituir um amor com outro. Tá, pode ser que, com o tempo e convívio, você passe a nutrir sentimentos pelo coitado que foi usado e iludido. Mas isso geralmente não acontece. E se ocorrer, durante todo o tempo que ainda não existir sentimento da sua parte, será um suplício beijá-lo, abraça-lo, mentir ao retribuir os “te amo”, “estou com saudades” e etc. Já tentei isso e não é bom. Realmente não é bom, e muito menos justo com a nova pessoa.

Também descarto essa opção.

4- Fechar para balanço

Finalmente chegou a vez da atitude que eu recomendo e considero a mais inteligente. Claro que opinião é como **, mas, por hora, deixemos isso pra lá.

O que quero dizer com fechar para balanço? Um conjunto de ações que te darão um novo recomeço. Pitágoras resume tudo nessa simples frase: “Purifica o teu coração antes de permitires que o amor entre nele, pois até o mel mais doce azeda num recipiente sujo”. É exatamente isso, tirar todos os sentimentos ruins de si, ficar bem, feliz e tranquila para, só então, pensar em se envolver com outras pessoas (e isso inclui ficadas, viu mocinha?).

O texto está ficando grande, então vamos lá pra mais listas:

4.1 Deixe os sentimentos saírem

Chore, esperneie, ligue pra sua melhor amiga e fale tudo que sente. Depois que isso terminar, sentir-se-á muito melhor.

4.2 Só vá pra balada se realmente tiver vontade

Se você só quer sair pra balada porque é um sábado à noite e seu ex deve estar enchendo a cara com duas loiras gatas, é melhor ficar em casa para não fazer besteira. E daí se ele sair? E daí se ele pegar outras? Acabou, já era. Foque-se em você, não nele.

Se não está a fim de sair, pegue uns filmes ou seriados, chame suas amigas,  façam pipoca, brigadeiro, comprem coca-zero (também não vai querer engordar) e divirtam-se. Aproveite o tempo com elas. Afinal, se estivesse namorando, não passaria uma noite de sábado em casa com suas amigas, né? Estaria com o fulano. Então, curta o momento com elas!

É hora de renascer. Foto: Lucas Cavalheiro

4.3  Cuide de si

“Pintei o meu cabelo, me valorizei.  Entrei na academia, eu malhei, malhei”. É basicamente isso mesmo (obs: nossa, estou ficando com medo das minhas citações musicais hoje..). Cuide de si mesma, do seu corpo, pele, cabelo.

Faça de tudo para se sentir  bonita. Você pode ter levado um pé na bunda, mas quando teu ex te vir, vai pensar “Se isso é estar na pior, poraaaan, o que quer dizer tá bem? “.  Estou brincando, não se arrume com o objetivo disso acontecer. Se assim o fizer, não o tirará da cabeça.

Cuide de si para você mesma. Para se sentir bem consigo mesma, sentir-se bonita. Quem não gosta de estar bonito?

4.4 Analise seus erros

É a hora de analisar seus erros. Sim, você errou no namoro. “Ah, mas ele me traiu”. É, mas além dele ser um fdp, com certeza houve erros de ambas as partes no namoro. Calma, não estou te culpando pela traição. O que quero dizer é que todos somos humanos e cometemos muitos erros.

Analise friamente o que seu parceiro mais reclamava, o que você podia fazer melhor, veja se você é uma pessoa impulsiva ou imatura, se é orgulhosa ou se fala coisas da boca pra fora, se falta carinho, romantismo, demonstrar sentimentos… todos temos defeitos.  Saber quais são seus defeitos é o primeiro passo para mudá-los.

4.5 É hora de mudar

Ok, você sabe seus erros. Analisou tudo friamente. Então sabe o que precisa mudar, certo? Nunca é fácil, mas se acreditar que consegue e se esforçar, nada será impossível. Mude, seja uma pessoa melhor, ajude os outros, faça caridade, seja tudo que você não era e se esforce muito para isso. Esse processo é relativamente longo, não espere mudar da noite pro dia. Tenha calma, paciência e boa vontade. Assista o documentário “O Segredo”, que poderá te ajudar.

Pronto, seguiu os cinco pontos? Parabéns, você passou com louvor no curso de como superar um namoro! Agora está pronta para o que quiser. Assim como as fibras musculares se machucam e se danificam quando a pessoa malha pesado e crescem maiores e mais fortes após isso, é assim que você está. Mais forte, madura, será uma pessoa melhor e preparada para um novo relacionamento quando aparecer a pessoa certa para o momento. E espero que esse seja pra sempre.  Mas se não for, tudo bem. Afinal, ainda devem ter coisas para você melhorar, não é?

E quanto a pergunta do título, “o término de relacionamento é o fim ou um recomeço?”. Na verdade é os dois. O fim de um período de sua vida e o recomeço de outro, que pode ser melhor ou pior, dependendo do modo que vai enfrentar a situação.

Siga o CM nas redes sociais: Clique AQUI!

O que achou do artigo?

comentários

Um amigo que fala a realidade na cara, sem mimimi ou enrolação. Conta a mais pura e simples verdade, doa a quem doer.

22 comentários No Término de relacionamento: o fim ou um recomeço?

  • Pois é,

    Meu último relacionamento foi assim. Fui usada pra que ele esquecesse um amor antigo. É duro entender que perdi quatro anos da minha vida com alguém que só queria esquecer outra. Tenho lamentado tanto. Mas também, não quero espersar tirar todo o sentimento ruim de mim pra ficar com outras pessoas. Ficar com pessoas novas tem me ajudado, e também tenho sentido falta de um relacionamento novo onde eu possa encontrar o que não encontrei no anterior

  • Estou acompanhando seus posts há menos de uma semana e posso dizer que estou encantada com o que leio aqui. Parabéns por suas palavras, pela sua sensibilidade e agradeço por estar me ajudando bastante ao relatar suas experiências e sábios conselhos. Beijão!!

  • Tais Karol

    Aff esses bregas que vc citou é febre aqui em Recife, todo lugar que se vai (até baladas) toca isso…

  • Tais Karol

    Poxa, gostei muito do texto!
    Parabéns…!

  • O post ficou muito bom e realmente ajuda a dar uma mudada
    hahahah parabéns pelo Blog além de divertido é um bom calmante
    as vezes. =)

  • Que bom que gostaram. Fico bastante feliz 🙂

  • Que bom que gostaram. Fico bastante feliz 🙂

  • Saudades do texto do Dr. Neurônio!! ótimos como sempre. Perfeito, ameeii

  • Alexandre, parabéns pelo post, como sempre vc é 10…
    Ahhh se todas as mulheres seguissem esse passo a passo, pena que são
    pouquíssimas que se fecham pra balanço kkkk!

  • Muito Foda esse texto, eu sei que é dificil demais um termino, de fora a gente não consegue medir, mas chorar e se isolar não melhora nada, ouvir todos os cds de música romantica que vc tiver tb não, fazer o que te dar prazer ajuda muito. Experiencia propria, passei por dois lutos desse na minha vida, e agora eu vejo que sou muito mais feliz do que se tivesse com um daqueles dois.

  • Ci Ramos como tudo na vida temos que aprender com os tropeços tb né…obrigada por ler o nosso blog…valeu

  • Com certeza, um recomeço!!!

  • Não acreditei naquele video doc hehehe aqui em Sampa "baratinar" tem outro nome…de fato esse tipo de mudança nas mulheres não é nada saudável. Certinho fechar para balanço, usar outras pessoas para curar uma ferida é no mínimo desleal e como você disse, vai saber se justo aquela pessoa poderia ser o seu verdadeiro amor e você nem soube reconhecer por estar cega, porque é assim que ficamos quando estamos com raiva ou nos sentindo abandonada…coisa de mulher! hehehe
    beijuss da sara 🙂

  • APRENDI BASTANTE, PARABENSS, BJOS

  • Diandra Nunes

    Comecei a acompanhar o blog a pouco tempo e cada vez que leio os posts me surpreendo. São todos muito bons e muito bem escritos. E além disso nos fazem refletir e analisar a vida sobre perpectivas diferentes. Parabéns mesmo!

  • Perfeito!!!
    O documentário o Segredo é ótimo, assim como o livro tmb..te coloca pra cima e ajuda a pensar sempre com pensamento positivo e o poder de atração( de coisas boas claro =)
    A melhor parte de todas do texto é a – 4.3 cuide de si..isso te ajuda a ter auto-estima e se sentir linda …leve.. e renovada e é tudo que precisamos nessa hora!
    Ps.: Kkkkk cenas fortes Alexandre? Visão do inferno vc quis dizer…kkk

  • Soffi Dos Anjos

    Gostei de seu post, obrigado!

  • Muito bom Dr!!!

    Tem uma parte que gostei mais especificamente: “Em primeiro lugar, saiba que existem pessoas que vem para ficar e pessoas que vem por um motivo. Esse motivo geralmente é dar o que você precisa, seja companhia, ajuda ou quando ela partir terá sua chance de amadurecer.”

    Me lembrei de um trecho do livro Comer, Rezar e Amar: “As pessoas acham que a alma gêmea é o encaixe perfeito e é isso que todo mundo quer. Mas a verdadeira alma gêmea é um espelho. A pessoa que mostra tudo que está prendendo você. A pessoa que chama a sua atenção para você mesmo, para que você possa mudar a sua vida. Uma verdadeira alma gêmea é provavelmente a pessoa mais importante que você vai conhecer, porque elas derrubam as suas paredes e te acordam com um tapa. Mas viver com uma alma gêmea para sempre? Não. Dói demais. As almas gêmeas só entram na sua vida para revelar a você uma outra camada de você mesmo e depois vão embora…”

    Realmente acredito que tem pessoas que cruzam o nosso caminho apenas pra te “endireitar”… pelo amor ou pela “dor”, aquela pessoa vem apenas pra que você amadureça.

    Quando eu terminei meu último relacionamento, perdi o chão… como nunca tinha contecido antes. Eu achava que ele era o “homem da minha vida”. Fiquei depressiva por meses, por isso e por outras coisas que foram acumulando… mas hoje eu vejo que realmente não era pra ser…
    Depois que o “tempo de luto” passou, ou melhor, que eu decidi dar um fim nele… nossa, eu voltei a sair com meus amigos, me diverti… conheci tantos lugares, voltei a cuidar de mim…
    Hoje eu estou “pronta pra outra”… muito mais aberta, mais confiante, mais madura!

  • preciso mesmo recomeçar.

  • Ameiiiiiiii, muito legal.

  • Marina I. Shinhe

    É a hora de um recomeço, e dentro de nós mesmos!!!

  • Geórgia Kamila

    Eu curtiii! Voce escreve muito bem, ótimo texto pra refletir. Adorei a apresnetação: ex cafajeste hauhauhauhauahu bjoss

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.