“Todo grande amor só é bem grande se for triste?”

Olá!

Fazendo uma rápida pesquisa no google, encontrei esse site.

Cansada de tentar compreender, resolvi escrever.

Em 2008 comecei a namorar um colega de trabalho. Namoramos por um ano. Nos amamos muito e intensamente – disso eu tenho certeza. Mas a vida é uma caixinha de surpresas e devido a constantes desentendimentos nos separamos. Aliás, ele terminou comigo. E por telefone. Não tivemos oportunidade de conversar pessoalmente e eu fiquei desconcertada.

mda banner 2

Três meses se passaram e ele confessou ao telefone que ainda me amava, mas que não poderíamos ficar juntos, pois estávamos sofrendo. O detalhe é que nessa altura do campeonato ele já estava ficando com outra. Outra essa que é a sua atual namorada.

Enfim, um ano e oito meses após o término da nossa relação eu ainda o amo. E ele? Bom, ele está há um ano e sete meses com sua atual namorada. Isso faz com que eu sofra diariamente.

Não temos contato pessoalmente e pela internet ele nunca teve a iniciativa de me procurar, eu que mandei alguns e-mails – que foram todos respondidos carinhosamente – como forma de manter um pós-namoro saudável.

“E agora, José?”

Eu sei que não devo ficar me lamentando enquanto a vida passa. Estou vivendo, fico com alguns caras esporadicamente, mas não tenho interesse de conhecer ninguém.

Sabe, nós não nos completávamos, pois não éramos opostos. Éramos o oposto do oposto. Sempre juntos. Todos comentavam que nascemos um para o outro.

Não consigo entender como esse tipo de situação acontece. Como pode duas pessoas que se amam se separarem?

Como pode amarmos tantas e tantas vezes?

Passado todo esse tempo, consigo assimilar melhor e não o julgo. Mas, confesso, tenho esperanças de voltarmos. Não agora. Agora não seria o momento, mas espero reencontrá-lo algum dia. Será que isso é possível ou será ilusão? Existe amor que perdure uma vida inteira quando não se é correspondido?

Tim Maia já dizia: “Na vida a gente tem que entender, que um nasce pra sofrer, enquanto o outro ri.”

Gostaria de ser chamada de Nara Leão.


Olá Nara,

tudo bem? Obrigado por enviar sua dúvida.

Vamos por parte. Em primeiro lugar, não, todo grande amor não precisa ser triste. Na verdade, nenhum precisa, nem mesmo os pequenos. Um relacionamento é feito para trazer sentimentos bons, ao menos mais sentimentos bons que ruins. Quando os ruins começam a ser maiores que os primeiros, não está mais sendo algo saudável. E pareceu ser este o motivo do fim.

Infelizmente, diferentemente de filmes e livros, o amor não é suficiente para manter um relação. Existem dezenas e fatores que influenciam como modos, costumes, manias, educação, sensibilidade, atração, sexo, companhia, amizade, entre outros. Se ele quis acabar, logo em seguida começou outro namoro e ainda te disse que não poderiam estar juntos, não deve restar mais dúvida. Siga sua vida.

Existe aquele ditado: “quando um não quer, dois não brigam”, mas também quando um não quer, dois não namoram. Se ele não quer, não há como continuar.

Se você não quer conhecer ninguém, não conheça. Fique em paz consigo mesma, faça o que indico no post “Gostaria de esquecer meu ex, mas é muito difícil”, viva sua vida, aproveite suas amigas, familiares e hobbies.

Se existe a possibilidade de voltarem? Nada é impossível, nem mesmo ganhar na mega sena. Mas você não vai se demitir do seu trabalho contando com isso, não é verdade? Deve continuar trabalhando, vivendo como se isso nunca fosse acontecer, pois as possibilidades não são das maiores.

E respondendo às suas dúvidas finais: o amor, como o ódio, amizade e qualquer outro sentimento apenas sobrevive se for cultivado. A partir do momento que você para de “regá-lo”, ele diminui e morre. Não é a toa que vemos casamentos e mais casamentos acabarem.

O amor perdura quanto tempo a pessoa quiser e se dedicar para isso.

E não poderia discordar mais do Tim Mais. Acredito que todos nasceram para serem felizes e rirem., apenas alguns ainda não encontraram o modo de viver assim.

Beijos,

Alexandre Chollet

Sigam o nosso twitter: @cerebromasc

Um amigo que fala a realidade na cara, sem mimimi ou enrolação. Conta a mais pura e simples verdade, doa a quem doer.

6 comentários No “Todo grande amor só é bem grande se for triste?”

  • Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)…

    Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).

    Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre MJ de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que MJ venha para MIM l, afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele MJ não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).

  • Feedback:

    Obrigada, Alexandre e todas as leitoras que comentaram.

    Quatro meses após o desabafo, posso dizer – aliviada – que estou livre. Não digo que não sinto mais nada, estaria mentindo (o amor é um sentimento que transcende a razão).
    Houve um árduo trabalho de reposicionamento do afeto ao “compartimento passado” do meu cérebro; mudança de prioridades, amor próprio e, principalmente, autoconhecimento.
    O importante é não deixar a inércia guiar a vida. E amar sempre, pois é nesse sentimento genuíno e inesgotável que se encontra a substância da vida.

  • Nara,

    Eu passei por alo semelhante a 10meses, a diferença é que fiquei 9 anos com o ser, e tivemos uma filha.
    Eu superei, e hoje sou muito feliz! Saio, me divirto e vi que tenho muitos amigos.
    Se um dia iremos voltar, não sei, mas seguramente te digo que sou muito feliz hoje e que ainda o amo, mas ta aqui dentro guardado.
    Hoje eu quero conhecer outra pessoa que me faça tao feliz quanto fui com ele, e depois so o tempo dirá!

  • Perfeita resposta Alexandre. Você me fez chorar com ela, uiaa. =/
    Qualquer sentimento resiste se for cultivado, pelos dois! Segue sua vida Nara. Aconteceu algo bem parecido comigo e recentemente (um rompimento) e não adianta ficar se perguntando pq, aconteceu e pronto. Não tenha esperança de nada, ele está seguindo da forma q ele escolheu, agora siga sua vida e decida se abrir para novas possibilidades.O que tiver q ser nosso será!

  • Puxa Nara…
    Não sofre não…porque enfim tudo que tiver que ser será.
    Enquanto isso aproveita o dia!
    beijuss da sara 🙂

  • Perfeita e respeitosa a sua opinião… Gostei muito…

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.