Siga o CM nas redes sociais: Clique AQUI!
Por que as mulheres (na maioria das vezes) perdoam mais do que os homens?
É óbvio que a mulher sendo mais sensível do que o homem, acaba então mais propícia a liberar o perdão. Por outro lado, existem aquelas que são tinhosa e dura queda. Essas não perdoam e vivem por buscar uma maneira de se vingar daquele que a traiu – a todo custo.
Meu Deus que perigo! Essas parecem um campo minado, á qualquer momento explodem feio.
Se você foi traída, pare um pouquinho e não dê continuidade às armações mirabolantes que estão pairando em sua cabeça. Se você tem filhos com ele, esse é mais um motivo para você parar e pensar nessa idéia que na verdade não presta, e lhe trará consequencias drásticas – cuidado!
Quando algo acontece dentro de um relacionamento, nunca a responsabilidade é só de uma parte. Pois bem sabemos que uma moeda: possui dois lados, concorda?
Aprendi algo bem interessante. Quando nos sentimos lesados por uma pessoa, para que nossa mente fique tranqüila e nossa saúde equilibrada, que possamos então liberar, ou seja, perdoar tal pessoa que de uma forma ou de outra nos traiu. Cuidado, pois de tanto engolir sapos, daqui a pouco serás confundida com um brejo, eca!
Não guarde sentimentos ruins dentro de você, guarde sentimentos bons. Falar é fácil, e viver a situação é totalmente diferente. Mas a amargura de coração, não é saudável. Quando assim você fica, torna-se uma pessoa insuportável e repetitiva, pois seu lamento será sempre falar sobre aquele que lhe traiu.
Veja bem, se quando assim você age, as pessoas não saem de sua presença… Ou então, você encontra aquelas pessoas que vão lhe ajudar a colocar ainda mais lenha na fogueira. E ao final de tudo, fica um ferido lambendo o outro, pode isso?
Acredito e levanto a bandeira do perdão, pois é bem melhor do que a bandeira branca. Essa é levantada depois de muita guerra. Chega! Chega de guerra… Vamos evitar ao máximo um mal estar, tá?
Para uma traição, existe sim o perdão, pois a verdade é que as pessoas podem mudar – eu acredito! Cabe você dar a ele uma oportunidade; está disposta?
Até porque, perdoar não é sinônimo de continuar a viver ao lado dele, ou da pessoa que traiu. Para ficar livre de qualquer ressentimento, perdoe, mas escolha ir por outro caminho. Assim pode ser – e será – melhor para ambas as partes. Possa ser que você ache sinceridade na nova atitude de tal pessoa e resolva dar uma chance sim, e aí o relacionamento decola de uma forma assim: Muito bem obrigado… Pronto!
Não existe nada melhor do que viver com a consciência livre e tranqüila, sabendo que fez aquilo que deveria ser feito.
A verdade é que quem ama, perdoa; e para perdoar: é preciso ser sensível. E sensibilidade é algo que independente do temperamento, as mulheres possui.
PS: Uma leitura em um comentário disse que adora quando acabo os textos assim, e para homenagear não só ela, mas todas as mulheres eu digo para as minhas queridas assim “Valorize-se” tá?
Esse tema foi sugerido pela Thaily Jalia Pereira, leitora do mês de Janeiro.
Leia um trechinho de meu livro, quando falo sobre o tema de hoje: Traição.
FORTE, Thiago Torre. Relacionamento é um confronto… Prepare-se para ele! Rj, 2011
Quando você se relaciona com alguém, no mínimo, você deseja da outra pessoa lealdade e fidelidade. Pelo dicionário Aurélio, traição é o ato ou efeito de trair, e falar de traição, é um tanto complicado, pois ouvimos várias pessoas dizerem que para uma traição não tem perdão. O perdão é uma atitude que vem do coração, e não de meras palavras. Diante de uma determinada situação, você pode dizer que perdoou, quando na verdade não perdoou. Porém sua atitude irá mostrar se assim, você fez ou não.
Desde a época de Jesus até os dias de hoje, algumas pessoas seguem a tradição de malhar o Judas na semana santa. Malham o Judas numa atitude de ira e revolta por ele ter traído Jesus. Mesmo aqueles que não estudam a Bíblia, certamente já ouviram falar na história de Judas Iscariotes. Esse ficou conhecido como o ícone da traição, e essa história, que foi e é uma realidade – hoje se repete na vida de muitas pessoas, a traição! p. 65
Pelo lado natural, eu quero levantar a seguinte questão: por que será que uma pessoa trai a outra? Por mais que as pessoas nos prometam amor eterno, jurem aliança e fidelidade, isso não será suficiente pra que elas não nos magoem em algum momento nessa caminhada que se chama relacionamento. Eu posso amá-lo de todo o meu coração, mas em algum momento, eu posso e vou errar com você, simplesmente porque eu sou falho.
Existe um ditado popular que diz assim: “quem bate esquece, quem apanha lembra”. Isso implica em dizer que aquele que errou, o traiu, não está nem aí mesmo, e você sofre por anos a fio por uma pessoa que não liga pra você. Lembro-me de um livro didático que se chama A mochila que pesava demais, e a capa desse livro era um menino encurvado com uma mochila grande, cheia e aparentemente pesada, e ainda por cima, em cima da mochila, estava a sua mãe sentada confortavelmente de pernas cruzadas, lendo um livro. Analisemos então esse menino, que no livro se chama Pedro, ele estava cansado com uma bagagem cheia, e ainda por cima, existia alguém em cima dessa bagagem, que não estava nem um pouco ligando para o seu desconforto. Quando alguém erra conosco, ainda mais em uma traição, nos sentimos desconfortáveis, porque ficamos tentando achar um motivo, que não existe, para o porquê da traição. Pensamos e repensamos no porque de determinada pessoa agir de determinada maneira para conosco. Ficamos sem paz, tentando entender e acabamos não entendendo nada. Ficamos angustiados, tristes e oprimidos. Nossa autoestima fica baixa e, muitas vezes, nos fechamos para outros relacionamentos. Acabamos, então, descontando todo o nosso sofrimento, em outras pessoas que não têm nada a ver com a situação que estamos vivenciando. A verdade é que é difícil aceitar o porquê de alguém que nos prometeu tanto amor, aliança e fidelidade ter sido capaz de nos apunhalar pelas costas com um golpe certeiro. p.68
A vida é uma ida, e você tem que continuar nessa caminhada que se chama relacionamento, simplesmente pelo fato de que não existe a possibilidade de você viver isoladamente nessa Terra, com milhares de pessoas ao seu redor. Por onde você for, encontrará pessoas e pessoas, e terá que se relacionar com as mesmas. Certamente terá que estar preparado para o erro, traição, dessas pessoas para com você, e quando isso acontecer, o que você vai fazer? Lembre-se de Jesus, pois ele passou por tudo isso, mas venceu. Então levante a cabeça, respire fundo e siga em frente, a vida é uma ida e você tem que ir viver e chegar lá. Lembre-se também que em qualquer coisa que possa acontecer nunca à culpa, melhor dizer a responsabilidade é só de um. Para que algo aconteça nesse caso à traição, existe a parcela que cabe aos dois. De repente, você foi traído (a), mas será que realmente, ainda que sem intenção, não houve uma atitude de sua parte, que culminou nessa traição? Pare e pense, reveja também suas atitudes para com o outro, seja ele quem for! p.69
Thiago Torre Forte
[email protected]
@ttorreforte @cerebromasc
www.thiagotorreforte.blogspot.com
7 comentários No Traição
Adorei minha sugestão aqui… é um tema que gera discussões neh…
Acho que se é pra perdoar tem que ser de coração mesmo… conheço várias pessoas que dizem que perdoam mas quando tem qualquer oportunidade jogam na cara do outro aquele deslize… ah vá, liberte-se neh…
Se não consegue confiar mais, separa… se acha que pode superar… tenta de novo… mas com sinceridade e não apenas da boca pra fora.
gente me dein uma luz, estou desesperada, a cinco dias meu namorado me pediu pra ser sua noiva, eu aceitei, mas nosso relacionamento sempre foi marcado de muitas brigas, nos conhecemos a 10 meses, e todas as vezes q nos brigavamos e separavamos eu saia caia na balada, bebia, mas uma vez acabei ficando com um ex, um ja menti, e omiti muitas coisas dele, so q agora eu estava sendo sincera, verdadeira com ele, estou mudando pra satisfazer ele, gosto muito dele, tinhamos planos juntos, eu ja vinha me sentindo mal, com vontade de contar a ele q fiquei com outro, mas nao dava coragem, contaram a ele, e agora ele me perguntou, primeiro eu neguei com medo, depois de muita pressao acabei cedendo e contando a verdade, agora ele terminou, estou desesperada, e ele nao eh nenhum santo, sei q ele ja foi infiel a mim, ele nunca assumiu, mas sei q ja, por favor me ajudem
Concordo contigo Leonardo..
eu nao perdoo traição nao….
traiu acabou.. tahhh tudo bem Thiago se o outro precisar muitooooo dou um ”ta tudo bem, esta perdoado” pra criatura poder seguir então teu caminho,… mas eu digo aki sem mim!!! …
quero um homem que me respeite assim como o respeito.
Falta de carater ou fraqueza do homem que te traiu??? Pode ser ..somos humanos e propensos a todo tipo de situação..Já trai sim, hipocrisia dizer que nao, quando casada nunca..apesar de ser julgada sempre pelo meu ex… enfim…
Traiu? Ops… me desculpe aconteceu..!! OK Fdp.. mas siga sozinho agora..
hehehehe….
Eu nao consigo nao adianta.. estou precisando me evoluir um pouco ais como ser humano?
Sim… mas… por enquanto quero ficar assim ainda… bjusss
O fato é que a mulher acaba perdoando mais porque é o homem que trai mais também. Eu concordo com o Thiago quando ele diz que “perdoar não necessariamente significa ter que permanecer casada ou namorando com a pessoa” Perdoar pra mim é aquele sentimento que me liberta das magoas, das angustias e também da enfermidade, porque acredito que a pessoa que é incapaz de perdoar acaba sim adoecendo.
Eu sinceramente não conheço pessoa que não tenha sido traida alguma vez, seja por um amigo, alguém da familia, seu parceiro ou parceira. O que ocorre é que muitas pessoas tem muita vergonha de assumir a traição, admitir que foi enganada é muito dificil de verdade, mas perdoar e se ver livre desse mal é necessário para que você possa “r e c o m e ç a r”.
E ver a pessoa que traiu você se arrepender e depois você conseguir manter com essa pessoa pelo menos um bom relacionamento de convivência é algo que fará muito bem a ela ou ele e principalmente a você.
beijuss da sara
e Parabens pelo texto Thi!
Perdoar sai mais barato, caso contrário o inimigo dormirá com você e perturbará seu sono. Palavras de Augusto Cury.
Mais um vez adorei o texto e também o “Valorize-se!” adorooo ser mulher!!!!
Caro Leonardo, que bom ter um comentário seu.
Bom, em momento algum foi trabalhado no texto, que a mulher perdoa e o homem não; apenas fica evidente que pelo fato da mulher ser mais sensível, essa é mais aberta a perdoar e zerar tudo, no que diz respeito a relação. Mas, existe sim a exceção da regra…
Abraços.
Sou homem e nao concordo com isso. pq a mulher deve perdoar e homem nao? Este tipo de pensamento abre espaço pra coisa pior como violencia domestica, estupros e assassinatos. E por conta de pensamentos assim que as mulheres ainda sao escravisadas pelos homens até hoje. Esse por conta de ficar ensinando que as mulheres devem ser fracas submissas que a mulher sofre toda sorte de violencias. Lembre-se, homens e mulheres sao completamente iguais, so diferindo-se nas funçoes reprodutivas.
Privacy Overview