Um homem pode se sentir inferior a uma mulher que possui uma posição social maior do que ele?

 

Fonte: http://www.ganheidabalanca.com.br

Artigo pedido pela leitora do mês.

Até pode mas isso é uma bobagem! A sociedade machista diz que o Homem é o tal, e que esse não deve então se submeter a determinadas situações. Desde os tempos antigos, podemos ver que a mulher sempre teve um papel de destaque na sociedade. Tanto que uma das profissões mais importantes e não tão valorizadas até os dias de hoje, sempre foi exercida pela mulher, ou seja, a professora. Por conta dessa sociedade hipócrita e machista, hoje eu enfrento preconceito ao estar matriculado no curso de Pedagogia, que ficou marcado por sua procura na maior parte pelo público feminino. Porque não um estudante de pedagogia homem não pode fazer um estágio com a educação infantil? Preconceito puro… Que bobagem! Então não pode haver Pedagogos Homens no mercado de trabalho trabalhondo de maneira digna e limpa? Eu heim!

O que eu quero dizer, é que um homem pode sim se sentir inferior a uma mulher que venha possuir uma posição social mais em destaque do que a dele, mas isso é realmente uma bobagem. Esse homem deve se livrar dessa neurose, pois acabará tendo um colapso nervoso, pois as coisas tendem a piorar agravando ainda mais a sua situação. Ao ficar desempregado e sua esposa continuando no emprego e pela situação, acabar bancando e sustentando a casa, pode sim surgir em seu interior um complexo de inferioridade e  uma rejeição nesse homem. Sendo assim esse sente-se menosprezado diante dessa situação que para ele é constrangedora, ou seja, o fim da picada!

Tenho um casal de amigos, que hoje ele tem 32 anos e ela já quase 40. Em sua época de namoro, ele era bem novinho, trabalhava e estudava Direito, ela já formada era uma bem sucedida comissária de bordo. Ao se casaram logo ele ficou desempregado e ela por sua vez não apontou o dedo para ele dizendo mil coisas, mas com toda sabedoria foi capaz de por um período de tempo, bancar a casa e os estudos dele, onde nessa época ele só se dedicava aos estudos. Num determinado momento um filho nasceu e ele se dedicava em seus estudos e tomar conta do filho, quando ela trabalhava. Alguns anos se passaram, ele se formou, fez pós-graduação e começou a trabalhar num ótimo escritório. Um belo dia começou a tal crise onde a Cia aera que ela trabalhava faliu, e a mesma se viu desempregada. Até os dias de hoje, ela não voltou a trabalhar em outra Cia, e até mesmo teve uma filha, mas a moral da história é que hoje ele formado e pós-graduado, tem um ótimo trabalho e financeiramente falando, ele hoje é quem honra a casa.

mda banner 2

Um dos princípios Bíblicos, é que o Homem assuma a função de cabeça do lar, ou seja, é papel do homem sustentar a casa, e administrar a família. Muitos homens não querem nada com a hora do Brasil e amam quando encontram uma mulher que o bancam e sendo assim acabam se encostando. Quem sou eu para dizer o que é certo ou errado, mas creio que desde que haja um combinado entre o casal, não há problema na mulher de certa forma chegar junto nas despesas e isso não é motivo para que esse homem se sinta inferior a posição social e financeira então de sua esposa.

Nesse relato que citei, achei linda a demonstração de amor dela para com ele, foi um investimento que deu certo, e hoje ela colhe frutos significativos em sua vida, no que diz respeito a família por conta de uma atitude não preconceituosa. A mulher sábia edifica a sua casa, porém a tola a destrói… Mulher virtuosa, quem achará? Assim disse Salomão em seu Provérbio.

Saiba discernir com toda calma nessa hora, se é para agir com a razão ou emoção diante de uma determinada situação. Sendo assim seja sábia, virtuosa e edifique, ou seja, não destrua. Mas fique atenta, pois um “encostão” pode estar bem próximo de você – cuidado!

Thiago Torre Forte

[email protected]

twitter: @ttorreforte e @cerebromasculino

 

Thiago Torre Forte é carioca, escritor, palestrante, pedagogo; graduando em Psicologia e pós-graduando em Psicopedagogia. Diácono da Igreja Apostólica Unidade em Cristo (RJ), onde atuou como professor de classe de escola Bíblica, líder de célula, secretário executivo do CTPA (Centro de Treinamento Profético e Apostólico); secretário e tesoureiro do Departamento Unidade Jovem em Cristo; integrante da Coordenação pedagógica do Departamento Unidade Infantil e colaborador de estudos do projeto Amigos em Cristo (Obede Edom). Colunista do site Cérebro Masculino. Autor dos livros "Relacionamento é um Confronto; prepare-se para ele", “A Alegria vem pela manhã - começando bem o seu dia”, “Inimigos Interiores; vença-os e viva de forma plena, saudável e abundante” e “Marjorie, com o coração nas mãos”.

3 comentários No Um homem pode se sentir inferior a uma mulher que possui uma posição social maior do que ele?

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.